Publicado em 06 de Novembro de 2011 às 17h56min - Atualizado em 06/11/2011 às 18h25min

Comércio fecha dia 14, mas abre no dia 15

Para que lojas não fiquem fechadas dois dias seguidos, acordo foi feito entre empregados e patrões
  • Cascavel Neo Gonçalves CGN
  • Imprimir
  • Diminuir Fonte Aumentar Fonte

“Eu não sabia da mudança do aniversário de Cascavel, nem que vai ser feriado, a gente não fica sabendo, não é divulgado”, diz Wagner José Pires.

“Eu já sabia que mudou, para mim vai ser feriado no dia 14 e no dia 15, é para ser fechado, foi mudado, não foi?”, questiona Diogenes José de Labetta.

“Sei que mudou, mas não to sabendo se vai ser feriado, não tenho esclarecimentos sobre isso”, comenta a cabeleireira Josiane Piatti.

“Sabia da alteração, mas parece que o comércio funciona normal, não é feriado, em outra data é compensado”, diz o analista de tecnologia, Juliano Camargo.

É assim mesmo, alguns nem sabem que a data de comemoração do aniversário de Cascavel mudou, outros, têm dúvida se é feriado ou não, já que o comércio quase sempre funcionou normalmente neste dia.

A lei determinando que o aniversário da cidade voltasse a ser comemorado em 14 de Novembro, como ocorria até 1986, foi aprovada em dezembro do ano passado. O dia remete à criação de Cascavel, em 1951. Antes, a comemoração levava em conta 14 de dezembro de 1952 que foi a data de instalação do município. A legislação determina a data como feriado e estipula até mesmo penalidades para quem não respeite isso, como multa e cassação de alvará. Por isso, o comércio na segunda-feira dia 14 não abrirá.

No entanto, como dia 15 é feriado nacional, os comerciantes buscaram um acordo com os empregados para que as lojas não ficassem fechadas dois dias seguidos. “Tabulou-se um entendimento que dia 14 todo o comércio ficará fechado, dia 15 os supermercados e as lojas que entendam que devam vão abrir, trocando a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval em compensação ao feriado trabalhado”, esclarece o presidente do Sindec (Sindicato dos Empregados no Comércio de Cascavel e Região), Paulo Roberto Morais.

O presidente do Sindec explica como fica a situação de quem optar por fechar no feriado de 15 de novembro. “Ele daria obediência à convenção, o feriado do dia 15 é federal, então se optar em fechar nesse dia, no Carnaval tem que respeitar a convenção sem atividades no comércio”, frisa.

O pacto vale apenas para o comércio, nas demais categorias, caso não exista acordo prévio, todos os feriados devem ser respeitados.

Anúncios:
15 comentarios
Luis 14/11/2012 17:14h
0
0
Só mesmo CASCAVEL para não respeitar um FERIADO NACIONAL... VERGONHA DESSA CIDADE Responder este comentário
luh 08/11/2011 11:12h
0
0
isso eh ridiculo, o comercio abrir no feriado,hahaha e pra caba. coitado de qm trabalha. issso e muita sacanagem Responder este comentário
João 07/11/2011 18:29h
0
0
Trabalhar no feriado até vá lá, dependendo do ramo onde você trabalha faz parte. mas os patrões que paguem hora extra. Vocês acham que os mercados abrem nos domingos e nos feriados nao por que? por que o trabalho nos domingos pode ser compensado com folga e o do feriado nao, eles tem que pagar hora extra pra todo mundo... esses supermercados ganham um rio de dinheiro e nao podem pagar hora extra para os funcionários... ahhh vá! Responder este comentário
claudia 07/11/2011 18:03h
0
0
concordo com esse anonimo os funcionários só foram comunicados que irão trabalha no dia dia 15 , palhaçada acha que vai ter algum movimente ? a maioria do povo não sabe que é feriado na segunda mais sim na terça vamos ficar de braços cruzados sem fazer nada nas lojas!!! grande coisa essas mudanças antes tivesse ficado com antes Responder este comentário
Fracielle Nogueira de Magalhaes 07/11/2011 16:47h
0
0
Bando de empresários gananciosos, garanto que todos eles inclusive o ilustre Prefeito nem darão o ar da graça nas empresas e nem na prefeitura no dia 15/11... Quem vai sair pra fazer compras de finais de ano em pleno novembro o minha gente somos todos brasileiros e deixamos tudo para ultima hora ... que inutilidade essa mudança.. Responder este comentário
Envie seu comentário