• Maycon Corazza
  • CGN

22 Julho 2013 | 21h46min

A temperatura permaneceu baixa em Cascavel durante todo o dia de hoje (22). Nesta noite, em alguns pontos da cidade, os termômetros eletrônicos instalados em calçadas marcavam 0ºC. A última atualização do Climatempo (às 20h) informava temperatura de 2ºC na cidade.

As condições climáticas foram propícias para a ocorrência de chuva congelada, quando nem toda a atmosfera está com temperatura de 0ºC ou abaixo de 0ºC, e as gotas congelam no caminho entre a nuvem e a superfície.

As pequenas pedras de gelo que caíram do céu geraram comentários nas redes sociais, inclusive de pessoas que dizem que se trata de neve. Vários internautas registraram o fenômemo em diversos pontos da cidade.

Neve?

A CGN entrou em contato com o Simepar, logo após o fenômeno natural ser registrado em Cascavel para confirmar a possibilidade de tratar-se de neve. O instituto informou que as condições climáticas registradas no momento (22h) são propícias para a ocorrência de chuva congelada. Segundo o Simepar, esse é um fenômeno raro. Há ainda, segundo o radar meteorológico do instituto, um intenso declínio das temperaturas.

O geógrafo, especialista em climatologia, do "CascavelTempo", Lucas Fumagalli, também afirmou que, pelas fotos, até o momento foi registrada chuva congelada na cidade. "Com menos 2ºC, nas próximas horas, as chances de neve vão aumentar bastante", afirmou Fumagalli. Segundo o especialista em climatologia, em algumas fotos há semelhança com neve.

Mas afinal, qual a diferença entre a neve e a chuva congelada? Segundo especialistas, a neve ocorre quando os flocos saem da nuvem já congelados e se mantém flocos congelados até chegar ao chão. Isso acontece porque toda a camada da atmosfera está com temperatura próxima ou inferior a 0°C.

A chuva congelada, por sua vez, ocorre quando as gotas se congelam durante "o caminho" entre a nuvem e a superfície. Isso acontece porque nem toda a atmosfera está com temperatura de 0°C ou abaixo de 0°C, mas no momento que encontram uma camada muito fria elas congelam. Normalmente as gotas derretem rapidamente quando chegam ao chão.

Geada no oeste

O Simepar prevê que a terça-feira (23) deve iniciar com um intenso declínio das temperaturas. Segundo o instituto, há um potencial elevado para geadas em parte do noroeste, oeste, centro sul e sudoeste do Estado. Na região de Cascavel, Foz do Iguaçu e Laranjeiras do Sul a geada deve ser moderada, segundo o instituto.

Carregar mais notas ao vivo
  • Leia mais sobre
  • Neve
32 comentários
Mostrar Mais
Envie seu comentário