• Luana Monteiro
  • CGN

05 Julho 2012 | 23h18min

As medalhas de ouro no peito são resultados de treino e superação. Elas são carregas e ostentadas pela campeã Brasileira de Atletismo Master, a cascavelense Vera Venzke de Lima, de 84 anos. Os títulos que têm trazido orgulho para a família foram conquistados recentemente, nos dias 29 de junho e 1º de julho, disputados no Rio Grande do Sul.

No XVI Campeonato de Atletismo Master, a atleta veterana conquistou duas medalhas de ouro: uma delas correndo cinco quilômetros, que completou em 51 minutos. A outra foi na disputa de 1,5 quilômetro, prova que ela concluiu em 13 minutos.

“Eu me senti muito feliz ganhando o campeonato. Não é muito fácil, abaixo de um sol de 30 graus, mas foi tudo bem”, conta.

Vera treina três vezes por semana no Lago Municipal de Cascavel e às vezes chega a completar duas voltas. Os exercícios são praticados às 6h30.  Há dois anos ela começou a competir e já coleciona dez medalhas e quatro troféus. Nem mesmo a dificuldade para enxergar a desanima.

“Considero minha mãe um exemplo para nós da família e até para a sociedade, pois ela tem 84 anos, tem deficiência visual severa. É um problema de retina, que não tem solução cirúrgica, nem óculos, e acredito que até em função disso ela se dedicou mais a correr e não sinta tanto a limitação da visão”, fala a filha Eva Tonello.

Além da corrida, Vera também participa da academia da terceira idade do Sesc e faz alongamentos. Em outubro a campeã brasileira completa 85 anos e é o exemplo da família, que no começo, ficou receosa com a proposta do médico, que recomendou a ela correr.

“Nós não concordávamos. Nós tínhamos medo que tivesse algum problema cardíaco, mas depois que o especialista liberou nós ficamos radiante. A acompanhamos sempre e a estimulamos. Meu filho que também corre, treinou a avó para ir ao campeonato. A gente sente muito orgulho de ter uma mãe saudável”, diz a filha.

Vera participa de um grupo de corrida de rua. Ela faz tanto sucesso que já foi convidada para disputar o mundial de atletismo Master, que será realizado em outubro de 2013, no Rio Grande do Sul. Simpática e de bem com a vida, ela diz que não há segredo para manter a juventude e a disposição.

“Segredo não tem. Nunca fui parada. Faz 17 anos que faço caminhada, 12 que corro e há dois eu participo de competições. Antes eu era costureira e o médico recomendou que eu me movimentasse”, conta Vera.

Veja o vídeo em breve.

Carregar mais notas ao vivo
13 comentários
Mostrar Mais
Envie seu comentário