• Fábio Wronski
  • UOL

17 Julho 2017 | 18h09min

Depois de um fim de semana relativamente quente no Rio Grande do Sul, a frente fria chegou com força total ao Estado no início desta segunda-feira, 17, e os primeiros flocos de neve foram registrados por volta das 10h na cidade serrana de Canela. As informações são da MetSul Meteorologia.

Na noite de domingo, 16, outros dois municípios gaúchos, Santana do Livramento e Pinheiro Machado, já haviam registrado pequenos flocos de neve.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado na cidade de Campo Bom, no Vale dos Sinos, apontam que as temperaturas baixaram drasticamente dos 25,5°C para 7,5°C entre o domingo e esta segunda-feira.

A previsão é de que o frio se intensifique até a metade desta semana, com possibilidade de neve, ainda nesta tarde e noite nos municípios da Serra Gaúcha e da fronteira oeste do Estado.

Na primeira quinzena de junho, as cidades serranas de Caxias do Sul, Farroupilha, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula também foram contempladas com o fenômeno.

Cascavel 

O Simepar confirmou que Cascavel segue, pelo menos até a noite de hoje, com as condições climáticas necessárias para o registro da chuva congelada, condição que muitas vezes é confundida na neve.

O vídeo feito nesta tarde não permite dar certezaque o fenômeno já ocorreu na cidade, por ter sido filmado do alto de um prédio.

Segundo o Simepar, no entanto, pelo menos até a noite de hoje este fenômeno ainda pode ser registrado já que a massa de ar frio chegue sobre o estado juntamente com a chuva. Já amanhã o tempo deve abrir, possibilitando geada. A previsão vale para as regiões Oeste e Sudoeste.

Ao contrário da neve que tem os flocos formados na atmosfera, no entanto, na chuva congelada o gelo se forma no momento que a garoa está caindo.

Nesta segunda-feira a sensação térmica na cidade chegou a ser negativa e Cascavel registrou a menor temperatura do Paraná.


Carregar mais notas ao vivo
Envie seu comentário