• Redação CGN

17 Fevereiro 2017 | 11h28min

Durante a apresentação do diagnóstico da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), na manhã de hoje, o presidente Alsir Pelissaro falou sobre as mudanças que estão sendo implantadas  pelo PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado).

Um levantamento apontou que para atender as faixas exclusivas para o transporte coletivo, onde o embarque se dará pelo lado esquerdo serão necessários 47 novos ônibus com portas do outro lado. O número é significativo se considerarmos que hoje são 152 ônibus para atender a toda a cidade.

Outro ponto curioso é que alguns veículos precisarão ter porta dos dois lados, já que o terminal Sul, não terá acesso por via exclusiva. Assim, um ônibus que faça a linha Leste-Sul, por exemplo, primeiro vai trafegar pela Avenida Brasil, com embarque à esquerda e depois pela Carlos Gomes, com embarque à direita.

Pelissaro afirma que a necessidade de nova frota não trará impacto na tarifa ao usuário.

“O nosso contrato prevê a troca de ônibus a cada oito anos e muitos estão com este prazo vencendo. As empresas vão esperar para fazer a troca, já comprando os modelos adaptados às novas necessidades”, explica.

Com a mudança de local do terminal Leste e a construção de dois novos terminais (um nas proximidades da Ceasa e outro na região do Detran) todas as linhas devem passar por reestruturação.

Outro ponto preocupante é a queda no número de usuários pagantes do transporte coletivo que nos últimos cinco anos caiu 19%. Enquanto isso, somente no ano passado o uso de gratuidades aumentou 4,33%.

A Cettrans acredita que as mudanças implantadas pelo PDI podem reverter este quadro, fazendo com que mais pessoas usem o transporte coletivo.

Tarifa

Está em análise um pedido de revisão do valor da tarifa, que atualmente é de R$ 3,30. O município aguarda que a Câmara aprecie um veto ligado à função de agente de bordo para finalizar a negociação sobre a tarifa. No ano passado os vereadores aprovaram uma lei que determina que 30% dos ônibus tenham um profissional para auxiliar o motorista. O então prefeito Edgar Bueno vetou a lei e agora o assunto voltará à Câmara de Vereadores para que os novos legisladores decidam se derrubam ou mantém o veto. 

Saiba mais

A Escola de Governo está sendo feita pelo nova gestão para demonstrar a situação que as secretarias foram encontradas. 

Veja as demais informações apresentadas pela Cettrans. 

Relembre o diagnóstico das demais secretarias: SaúdeEducação, EsporteMeioAmbiente,  Agricultura,  ObrasDesenvolvimento EconômicoCulturaCohavel,  Assistência Social e Ação Comunitária. 

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21 comentários
henrique 03/03/2017 10:11h
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o voto é seu jogue ele no lixo o quanto quiser Em resposta a Alô (Exibir comentário)
usuário 17/02/2017 20:59h
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Poderiam colocar so onibus MARCOPOLO pra rodar Responder este comentário
galo 17/02/2017 20:56h
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Onibus da Mascarello e porcaria só um troxa mesmo pra falar q é bom Em resposta a C2 (Exibir comentário)
xxx 17/02/2017 20:53h
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Parabéns pela ignorância Em resposta a Alô (Exibir comentário)
Alô 17/02/2017 17:58h
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O Edgar Bueno foi um bom prefeito. Voltaria nele outra vez Responder este comentário
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